Uma boa administração empresarial consegue identificar os problemas antes mesmo que eles apareçam. No caso de uma indústria, é importante saber identificar onde estão os possíveis entraves que podem atravancar o processo de produção.
Para evitar entraves – ou mesmo identificá-los quando aparecem –, os administradores da empresa devem controlar cada etapa, analisando a produção para identificar os problemas.
Por exemplo, empresas que trabalham com produção podem ter gargalos na produtividade. E para resolver esse tipo de problema é necessário estratégia.
Quando a empresa não consegue dar vazão à sua capacidade produtiva – seja por excesso de demanda ou por qualquer outro tipo de problema –, é o gargalo de produção que impede o seu desenvolvimento.
Essa barreira produtiva pode aparecer aleatoriamente durante a fase produtiva. O problema é que ela atrapalha o desempenho dos colaboradores e também os resultados da empresa, afetando a produtividade e a qualidade final do produto.
Além disso, o gargalo de produção pode reduzir a rentabilidade da organização, pois prejudica o relacionamento da cadeia produtiva com o restante da empresa. Portanto, fazer as devidas correções para evitar isso é muito importante.
Gargalo de produção
A identificação do entrave requer análise cuidadosa de todo o sistema produtivo. Ele pode estar no início do processo (chegada de matérias-primas), na produção propriamente dita, na entrega ou até mesmo no atendimento ao cliente. Uma vez identificado, é preciso resolver o problema.
Muitas vezes, um olhar externo à empresa pode contribuir para a identificação do gargalo, por isso, o gestor não deve descartar a possibilidade de contar com apoio profissional. Alguém que possa perceber todo o processo e apresentar soluções para o problema.
Identificar e eliminar qualquer problema que apareça é a melhor alternativa para evitar que a empresa tenha queda de faturamento.
Veja algumas das razões que podem levar a um gargalo na produção de uma empresa:
• Motivos operacionais: Máquinas com problemas e equipamentos que precisam de manutenção;
• Problema com os colaboradores: desmotivação e falta de treinamento;
• Razões mercadológicas: ações governamentais, cenário econômico ou problema com fornecedores;
• Difícil acesso à empresa: pode dificultar o abastecimento de matéria-prima e o escoamento da produção.
Crie soluções inteligentes que eliminem problemas
A solução para esses problemas pode variar, pois alguns podem exigir intervenções mais técnicas ou alto investimento. Por isso, é fundamental ter conhecimento de todo o sistema para que a identificação e a análise do problema sejam mais fáceis.
Uma empresa com um gargalo na produção possui um problema que precisa ser solucionado, porque ele pode afetar toda a empresa. É como em um engarrafamento, quando um único carro quebrado é capaz de afetar todo o sistema viário.
Em uma empresa, isso pode significar perda de recursos e desperdício de tempo. A melhor maneira de identificar e resolver o problema é fazer um acompanhamento minucioso de todo o processo, desde o início até o término da produção. Após identificar onde está o gargalo, é preciso implantar a solução o mais rápido possível.