Um dos maiores problemas que pode acontecer em uma indústria é algum tipo de transtorno na produção. Imprevistos na linha de produção pedem que sejam tomadas decisões em espaço rápido para evitar problemas no fluxo.
Para evitar ser pego de surpresa ou mesmo para minimizar possíveis consequências, é que as indústrias buscam o desenvolvimento de estratégias, caso ocorram tais problemas.
Uma gestão preventiva ajuda na eliminação de problemas com equipamentos, por exemplo.
Para ter uma produção bem-sucedida, o gestor deve saber claramente o custo da produção. Essa deve ser uma das principais ações, porque ajuda a definir atitudes, recursos humanos e maquinários envolvidos.
Outra informação importante que deve fazer parte do conhecimento do gestor é o tempo de produção. Quando a produção para, sem ter sido planejada, significa prejuízo, e o gestor deve saber o custo da hora parada.
Ter esses dados em mãos permite dimensionar o custo para uma empresa quando ocorre a interrupção de um equipamento ou mesmo de toda linha. Além disso, pode-se planejar ações, inclusive, de retomada de produção.
Por isso, é fundamental investir em medidas preventivas que eliminem riscos desnecessários e diminuam o número de paradas.
Quando o inevitável acontece
Apesar de todas as medidas da gestão, imprevistos acontecem, e a linha de produção enfrenta problemas. O que fazer? A principal medida é atuar rapidamente para que não haja interrupção total da linha de produção.
Quando o fator que desencadeou a parada é identificado, é imprescindível contar com os colaboradores mais experientes ou que tenham sido treinados para casos de emergência. Nesses casos, um roteiro simples deve ser seguido respondendo algumas poucas perguntas:
• Qual é o problema? Se for uma peça ou um equipamento, o questionamento continua.
• Por que isso aconteceu? Essa pergunta permite descobrir o que pode ser afetado na linha de produção.
• Haverá danos? Quais?
• Esse problema pode ser resolvido de maneira rápida? Como podemos evitar sua repetição?
Prevenir é a solução
Ações preventivas são a melhor alternativa. Por isso, a manutenção de equipamentos e treinamento de funcionários são formas assertivas de evitar problemas na linha de produção. A adoção de medidas preventivas é crucial.
Ter um método de atuação em caso de imprevistos com passo a passo para definir o grau de importância deve fazer parte da estratégia a fim de minimizar os danos.
Com esse tipo de ação, o gestor consegue classificar os incidentes e definir as ações a serem adotadas. Assim, é possível padronizar as informações de maneira a permitir que as providências contribuam para evitar que o problema venha a se repetir.
Outra aliada nesses momentos é a tecnologia. O gestor deve usá-la a seu favor. Nesse sentido, a aquisição de equipamentos industriais que possam aprimorar a produção é fundamental. E, é claro, eles devem ser adquiridos de fabricantes de confiança. Isso também é primordial.
Ou seja, é de vital importância ter um planejamento mínimo. Atrasos são indesejados e podem comprometer todo um cronograma e mesmo a imagem de uma empresa.
Por esse motivo, o imprevisto na linha de produção pede que seja feita uma avaliação cuidadosa do que aconteceu.